[TP 2] Estudo de Caso: Superkilen - Análise
- Lia Soares
- 26 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de set. de 2020
O parque se encontra em uma região da cidade de Copenhagen que não é densamente ocupada por edificações; não chega a ser um espaço de respiro, tal qual o Central Park, em Nova York. As edificações em toda a vizinhança não passam de 6 pavimentos - cerca de 20 metros de altura.


Localização do parque na malha urbana. Imagem base extraída
do Google Earth. Edição pela autora. Nolli Plan criado pela autora.

Planta baixa do parque. Desenho por BIG.
Fonte: Aga Khan Foundation.

Corte transversal, passando pela Black Square.
Desenho por BIG. Fonte: Aga Khan Foundation.

Corte longitudinal, passando pela rua adjacente à Black Square.
Desenho por BIG. Fonte: Aga Khan Foundation.
O parque também não é a única fonte de verde na região, visto a grande presença de vegetação no tecido urbano; inclusive, grande parte dos "vazios" são preenchidos por vegetação.

Mapeamento de áreas verdes. Imagem base
extraída do Google Earth. Edição pela autora.
O que o parque contribui para o tecido urbano, principalmente, é a costura urbana, a criação de novas conexões e ênfase em conexões pré-existentes.


Traçado de fluxos principais (em pontilhado). Data primeira imagem: 2006.
Data segunda imagem: 2018. Imagens base extraída do
Google Earth. Edição pela autora.
Como mencionado no post anterior, o espaço hoje ocupado pelo parque havia se tornado um reduto de violência com altas taxas de criminalidade. A revitalização urbana não só criou novos fluxos, como tornou mais seguros os fluxos que já existiam, dando vida e uso a uma região que estava abandonada.
Sítio antes e depois da construção do parque. Data primeira imagem: 2006.
Data segunda imagem: 2018. Imagens extraídas do Google Earth.
O Superkilen é um exemplo de como a revitalização urbana pode alterar o significado do lugar e a relação das pessoas com a paisagem. Hoje, a comunidade local é mais integrada à cidade e a si mesma através do parque, de seu trabalho com os fluxos e com o mobiliário, além de criar um senso de pertencimento graças à sensibilidade dos escritórios no desenvolvimento do projeto.
REFERÊNCIAS
AGA KHAN FOUNDATION. Superkilen. Disponível em: https://www.akdn.org/pt/architecture/project/superkilen. Acesso em: 26 set. 2020.
ARCHDAILY. Superkilen / Topotek 1 + BIG Architects + Superflex. 2012. Disponível em: https://www.archdaily.com/286223/superkilen-topotek-1-big-architects-superflex?ad_medium=gallery. Acesso em: 26 set. 2020.
BJARKE INGELS GROUP. Superkilen: projects. Disponível em: https://big.dk/#projects-suk. Acesso em: 26 set. 2020.
FREARSON, Amy. Superkilen by BIG, Topotek1 and Superflex. 2012. Disponível em: https://www.dezeen.com/2012/10/24/superkilen-park-by-big-topotek1-and-superflex/. Acesso em: 26 set. 2020.
Comments